terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Exploração

Teoria econômica é muito interessante, leitor, acredite em mim. Se você não tem familiariedade, aqui vai um link bacana, Economics for the Citizen, do professor Walter Willians.
Irei parafraseá-lo abaixo, para pensarmos a respeito de algo que sempre ouvimos por aí:

...

Sempre que houver uma troca voluntária, a única coisa que podemos concluir é que as duas partes consideram que estão em situação igual ou melhor após a troca; do contrário, não a teriam feito. Ambas eram livres para não realizá-la. Certo? Então por quê ouvimos comentários sobre exploração do trabalhador?

Se você me oferece um salário de R$ 200, sou livre para aceitá-lo ou não. Então o que você conclui se eu o aceito? Que estou melhor com o trabalho do que sem ele, ou então que esse trabalho foi minha melhor alternativa. Como alguém poderia dizer que estou sendo explorado? Seria melhor se essa pessoa dissesse que desejaria que eu tivesse melhores alternativas.

Quando as pessoas se referem a alguma "exploração", o que acontece é que elas estão discordando de um preço. Ora, se é assim, eu acho que o Ronaldinho Gaúcho explora o Barcelona.

Nenhum comentário: